sábado, 9 de março de 2013

MANDALA DE MULHERES - Perfil



Mandala de Mulheres são encontros de desenvolvimento pessoal para mulheres.
Iníciou em 2007 com encontros mensais e atualmente segue uma agenda mais livre.

Katia Silva, Psicóloga e Arteterapeuta é a focalizadora e idealizadora. 
O trabalho reúne diferentes técnicas projetivas de expressão e dinâmicas corporais para nos inspirar a penetrar com leveza nas questões que inquietam a alma feminina e muitas vezes nos impedem de agir com sabedoria e equilíbrio. Nos encontros são montadas Mandalas  geralmente com objetos no centro da roda de participantes  representando simbolicamente os temas a serem vivenciados. 
A cada encontro uma história é escolhida para inspirar a vivência, elas são os barcos que nos transportam nessa viagem interior. Os mitos contidos nelas funcionam como mapas de compreensão da nossa psique, dando-nos pistas para o desenvolvimento das virtudes que fortalecem nossa relação conosco e o mundo.

saiba mais

A Mandala de Mulheres é um trabalho realizado na dimensão psíquica, um lugar abstrato dentro de nós que não pára de atuar em nossas vidas e não desiste de esperar que possa ser melhor decifrado por nós.

Em nossos encontros vivenciamos histórias do nosso patrimônio mítico, universo de símbolos pesquisados por muitos autores principalmente Jung, que também nos fornece o estudo da Mandala como a forma mais direta de exercitar o contato com o nosso mundo simbólico. Ela é o próprio símbolo do self , o eu interior.
Por meio de objetos e diferentes oportunidades de expressão, treinamos a proximidade com estes códigos que a todo momento  nos oferecem pistas no nosso caminho. Esta dimensão é a que infelizmente vamos nos distanciando quando nos tornamos adultos e vamos incorporando o mundo concreto, muitas vezes desnutrindo nossos sonhos e diminuindo nossa capacidade de encantamento.

Porém, esta porta nunca  está fechada, porque na infância esta foi a dimensão que nos conectou e deu sentido a nossa vida. A criança que não pode viver suas fantasias, torna-se um adulto congelado. Por isso que sempre que vamos penetrar neste mundo simbólico a nossa criança interior é convocada.  È com os olhos dela que penetramos nas histórias.

Como mulheres, por sermos mais flexíveis e  sensíveis é essencial que possamos exercitar nossa intuição e nossa capacidade de  criar a partir de reflexões e sensações. Este é o nosso mundo, o feminino,  e ele não pode enfraquecer . Sua ação no mundo, queiramos ou não, parte de nós.

Não temos como escapar disto. Se não o fizermos de forma consciente podemos nos perder ou nos prender nas armadilhas da superficialidade, na dor da decepção, na rigidez de padrões... enfim, corremos o risco de perdermos a juventude e junto com ela a criatividade e a graça. É como a água para a pele.

Em todos os encontros temos uma essência floral do Sistema Essências de Gabriel que borrifada no ambiente completa a harmonia do campo vibracional de acordo com a virtude a ser conectada.

Também são realizados encontros de Mandala de Mulheres em Instituições e outros espaços que tenham interesse em acolher um grupo de mulheres. 

Local : PULSARE Práticas Corporais Orientais - Tatuapé - São Paulo SP
www.pulsare-sp.com.br 

Um comentário: