quarta-feira, 8 de junho de 2011

HISTÓRICO DA MANDALA DE MULHERES

HISTÓRICO DA MANDALA DE MULHERES

Em 2007 iniciamos o trabalho num evento de Semana da Mulher, promovido todos os anos no Pulsare Práticas Corporais , onde foi apresentado o espetáculo teatral Mulheres – livremente inspirado no livro Mulheres que Correm com os Lobos apresentado por Kelly Orasi e Lilian Guerra. Naquele ano iniciei encontros aos domingos a tarde com vivências  inspiradas no Mito de Psique. A cada encontro trabalhávamos com uma tarefa do mito.
No final deste ano realizamos uma grande Mandala  onde a poesia conduziu a vivência, no SPA Mãe Natureza com as alunas do Pulsare.


Em 2008 os encontros passaram a ser as sextas feiras a noite.
Iniciamos na Semana da Mulher em março, desta vez o evento  teve a participação de Kelly Orasi narrando a história de Sherazade e Luiza Bugno com  Dança do Ventre.
Neste ano a ênfase  se deu nos contos do livro Mulheres que Correm com os Lobos, a cada encontro uma história.


Em 2009, o evento das Mulheres foi um grande encontro no Parque do Piqueri onde praticamos Lian Qong , a prática trouxe o QiQong das Mullheres e Luiza Bedin nos contou a história A Moça Tecelã do livro de Marina Colassant.
Seguimos o ano e continuamos com os contos do Livro Mulheres que Correm com os Lobos e Ciranda das Mulheres Sábias.




Em 2010 iniciamos em março com  uma linda Mandala de Mulheres coordenada por Luiza Yoko, Rosangela Accioli trabalhando o QiQong das Mulheres e eu com as Essências de Gabriel. Nesta vivência realizamos um ritual das águas para Kuan Yin.


Seguimos em 2010 , com  ênfase no mito ameríndio das 13 mães dos Clãs Originais ” do livro de Jamie Sans “The Thirteen Original Clan Mothers”, a cada mês trabalhávamos uma guardiã e no mês de outubro juntamente com Marilda Donatelli realizamos uma vivência de três dias no Santuário de Gabriel em Pirenópolis – GO convocando as virtudes das treze guardiãs. Este evento foi chamado Círculo das Flores (ver postagem específica)





Em 2011 o evento promovido pelo Pulsare teve QiQong das mulheres, palestra sobre alimentação,danças circulares e  uma vivência de dança espontânea no Parque do Piqueri.
O mito de Inanna foi nosso primeiro tema do ano.( ver postagem específica)




Seguimos com profundidade no mito de Inana numa pesquisa com as Essências de Gabriel e foi realizada uma Mandala especial na Jornada de Estudos das Essências de Gabriel no Pantanal - MT em agosto.  
Outros temas também foram trabalhados até novembro.



Em 2012 nossos encontros ficaram com uma freqüência mais livre. Iniciamos em maio com um mito africano e no segundo semestre acompanhei o trabalho de Otilia Françoso no espetáculo Donzela sem Mãos e buscamos um aprofundamento nesta história de dor e renascimento também nos nossos encontros.

Em 2013 foi o ano das Rodas de Tambores com La Loba  acordando nosso pulso com a vida no ritmo da Terra.  Foi o ano  da abertura para a composição com homens nos trabalhos. A presença de Daniel Moray com seus tambores diversos nos conduzindo nesta experiência com os ritmos foi maravilhosa e tivemos que repetir no segundo semestre. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário